segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Sri Aurobindo


Sri Aurobindo

Nasceu em Calcutá, Índia, a 15 de agosto de 1872. Aos 7 anos, foi estudar na Inglaterra, onde ficou até os 21 anos. Lá, aprendeu e dominou completamente o inglês, o grego, o latim e o francês. O alemão, o italiano e o espanhol também lhe eram familiares. Ao retornar à Índia, em 1893, começou a procurar pela sabedoria e verdade do Oriente. Aprendeu o sânscrito e várias línguas indianas,e assimilou o espírito da civilização indiana, em todos os seus aspectos. Passou treze anos a serviço administrativo e educacional para o Estado, tendo ficado uma grande parte deste período em silenciosa atividade política. Em 1906, foi para Bengala assumir abertamente o comando do movimento revolucionário para a independência da Índia, que durante anos havia organizado em segredo. Foi processado três vezes, mas liberado por falta de provas.

Finalmente, o Governo Britânico conseguiu prendê-lo, mantendo-o no cárcere por um ano, entre 1908 e 1909. Foi durante esse período que Sri Aurobindo passou por uma série de experiências espirituais que determinou o curso de seu trabalho futuro. Solto e certo do sucesso do movimento libertador da Índia, e respondendo a um chamado interior, Sri Aurobindo retirou-se do campo político e, em 1910, viajou para Pondicherry, no sul da Índia, para devotar-se totalmente à sua missão espiritual. Sri Aurobindo anteviu a possibilidade de uma vida divina na terra e lutou por ela. Durante 40 anos, em Pondicherry, permaneceu absorvido em seu trabalho espiritual, porém conservou-se a par de tudo o que estava acontecendo na Índia e no mundo. Quando necessário, interferia, mas apenas com sua força espiritual e ação silenciosa.

Sri Aurobindo deixou o corpo em 1950, aos 78 anos, mas sua visão e ideais ainda continuam a atrair a atenção de todos no mundo inteiro. Seu trabalho espiritual tornou-se conhecido como "O Yôga de Sri Aurobindo", porque, como ele dizia, "Toda vida é Yôga" - "Este Yôga significa não somente a realização de Deus, mas uma completa consagração e mudança das vidas interior e exterior, até que estejam preparadas para manifestar uma consciência divina e se tornar parte do trabalho divino."


Texto copiado da página da web: http://www.cuidardoser.com.br/sri-aurobindo-sua-vida.htm


Postado por Regina W Zarling

Acesse hoje o blog do Mestre DeRose: http://www.uni-yoga.org/blogdoderose

Nenhum comentário: