terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Boas Maneiras, Para quê?

O Swásthya Yôgin deve ser uma pessoa refinada. Se já não o era antes de entrar para a nossa egrégora, deve polir-se até que esteja bem de acordo com o que espera de um de nós.

Por adotarmos um estilo de vida algo diferente, já que não fumamos, não bebemos álcool, não comemos carne de animais mortos, e manifestamos uma sexualidade mais exuberante, devemos estar bem atentos para a nossa imagem e comportamento. Evidentemente, procuramos manter o mimetismo afim de não chamar a atenção. Mas, às vezes, não funciona. Então que sejamos notados e lembrados pela nossa elegância.

As normas que se seguem são basicamente aplicáveis aos praticantes de Yôga e, por isso mesmo, algumas delas inspiradas nas boas maneiras hindus. Afinal, mais cedo ou mais tarde você vai visitar a Índia ou a casa de um indiano e é preciso um mínimo de etiqueta. Contudo, não pare de ler com a desculpa de que não pretende ir à Índia ou visitar indianos. Estas informações serão úteis a todos, pois visam a desenvolver um sentido estético do comportamento com amplitude universal.

A maior parte das normas de conduta surgiram de razões práticas. Se você conseguir descobrir o veio da consideração humana, terá descoberto também a origem de todas as fórmulas de etiqueta. Tudo isso se resume numa questão de educação. Boas maneiras são as maneiras de agir em companhia de outras pessoas de forma a não invadir o seu espaço, não constrangê-las e fazer com que todos se sintam à vontade em sua companhia. Por isso, boas maneiras são uma questão de bom senso.

Aliás, com relação a esse pormenor, reconheçamos que boas maneiras são também convenções em constante mutação, dependendo do tempo e do espaço. Por isso, o manual da etiqueta que serve para o Japão, não serve para a Europa e o que foi publicado alguns anos atrás,hoje já pode estar desatualizado, pois o mundo se transforma rapidamente.

Assim...

Continue lendo esse artigo no livro Boas Maneiras, de autoria do Mestre DeRose.

Postado por Regina W. Zarling

Acesse o blog do Mestre DeRose e deixe um recado para que ele saiba que você também o está prestigiando.

http://www.uni-yoga.org/blogdoderose

Nenhum comentário: