quarta-feira, 4 de março de 2009

Nádís, Os Meridianos de Energia

Nádís são os meridianos ou canais de energia vital que vascularizam todo o nosso corpo. Nadí é o feminino de náda, que significa som. Nadí significa rio, corrente ou torrente. Realmente, sua associação com a palavra náda é muito ilustrativa, pois as nádís, pela passagem da energia vital, produzem uma vibração que é captada como som pelo aparelho auditivo bem treinado.

A tradição menciona 72.000 nádís, mas é claro que esse número é simbólico. Cada pessoa possui um número diferente de veias, artérias, arteríolas e capilares. Da mesma forma, cada qual tem um número diferente de nádís, uma vez que esse número é alterado de acordo com as circustâncias, da mesma forma como ocorre no sistema circulatório.

As principais nádís são idá, píngalá e sushumná, sendo esta última a mais importante de todas, pois é por ela que a energia da Kundaliní deverá ascender.

Sushumná é uma nadí do plano físico energético. Ela possui uma contraparte astral denominada vajriní e outra mental chamada chittriní.

Cada nádí tem um calibri diferente e, como tal,produz uma vibração distinta, assim como um diapasão de sopro sobre constante passagem do ar. Isso é captado pelo ouvido interno e interpretado como som, um som diferente para cada nádí ou pétala dos chakras. Esse som é representado por uma letra do alfabeto dêvanágarí. Ele é denominado bíja mantra da pétala. A fusão de todos esse bíja mantras das pétalas de cada chakra resultam no som do chakra ou seu bíja mantra, isto é, o som-semente do respectivo chakra. Por meio da emissão desse som pelas cordas vocais, podemos estimular os chakras por ressonância. E eles respondem muito bem.

Alguns praticantes parecem não acreditar que estejamos falando de temas técnicos, cujos efeitos são bem concretos, e tendem a inobservar esta ou aquela recomendação. Contudo mesmo mantra pode ter consequências destrutivas se for praticado sem responsabilidade.

Retirado do livro Chakras, Kundaliní e Poderes Paranormais- DeRose
Postado por Regina W. Zarling

Leia o blog do DeRose: http://www.uni-yoga.org/blogdoderose.








Nenhum comentário: