quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O Yôga nos Itihasas


Entre os épicos, o Yôga aparece, principalmente, no Mahabhárata, que é uma extensa escritura redigida durante décadas por vários autores e que, com o tempo, foi sofrendo inúmeras modificações.

Supõe-se que durante os dois primeiros séculos da era cristã, um grande número de textos teológicos, filosóficos e jurídicos foram introduzidos nesse poema chamado Mahabhárata, seja através de episódios soltos, seja na forma de conjunto e capítulos completos, como por exemplo, os livros XII e XIII. Tais elementos diversos formam um conjunto de acentuada tendência devocional vishnuísta. Os primeiros textos agregados, provavelmente antes da era cristã, foram o Bhagavad Gitá, e mais tarde, o Môkshadharma. E são justamente esses dois livros que fazem mais alusões ao Yôga, ainda que tratando-o de forma bem mais superficial, deixando de lado a sua primeira característica técnica.

As mudanças operadas no texto do Mahabhárata com o transcorrer do séculos são visíveis em suas linhas gerais, porém os pesquisadores não podem precisar a época em que ocorreram tais alterações.

Os fragmentos didáticos agregados ao poema...

Leia o capítulo completo no livro Yôga Sámkhya e Tantra- Mestre Sergio Santos
Postado por Regina Wiese Zarling

Nenhum comentário: