sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Ashtánga Yantra


O Ashtánga Yantra é o símbolo do SwáSthya Yôga, o Yôga Antigo. Suas origens remontam às mais arcaicas culturas da Índia e do planeta. Parte de sua estrutura é explanada no Shástra Yantra Chintamani. Nessa obra clássica sob a ilustração consta a legenda: " Este é o yantra de detém a palavra na boca do inimigo". Constitui um verdadeiro escudo de proteção, lastreado em arquétipo do insconsciente coletivo.

Como qualquer escudo de proteção, não pode ser usado como arma de ataque. Assim, ninguém conseguirá utilizá-lo para fazer mal a pessoa alguma. No entanto, se alguém agredir um protegido pelo ashtánga yantra, ferir-se-á gravemente. Por isso, quase todas as pessoas que usam o verbo para atacar o portador do ashtánga yantra costumam colher tão amargos infortúnios.

Ao reproduzí-lo, atente para o fato de que nas extremidades dos trishúlas não há pontas angulosas, mas sim curvilíneas. Para respeitar rigorosamente seu traçado, ao invés de desenhar, fotolite ou escaneie a ilustração de um dos livros do Mestre DeRose.


Texto retirado do livro Tratado de Yôga do Mestre DeRose e postado por Regina Wiese Zarling

Nenhum comentário: