segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Mudrá: o poder e a força em suas mãos!

Os mudrás atuam como selos para acessarmos o registro akáshiko, ou seja, o setor do inconsciente coletivo relativo ao conhecimento do Yôga Antigo. Metaforicamente é como se o mudrá fosse o selo da carta endereçada aos arquétipos do Yôga Antigo e, através dele chegamos ao destinatário.
O inconsciente coletivo é a herança psíquica que todo ser humano recebe em sua constituição. Esta herança é constituída por predisposições que condicionam o ato da percepção, da compreensão, da criação de símbolos e mais tarde, a estrutura afetiva e a estrutura do pensamento. Assim, o inconsciente coletivo é formado pela herança de predisposições para a criação de determinadas imagens, símbolos e idéias e não da herança destas imagens, símbolos e idéias. Cada uma destas predisposições é chamada de arquétipo. Os arquétipos do inconsciente coletivo estão presentes universalmente em todas as pessoas; todas as pessoas nascem com as predisposições arquetípicas.
Registro akashiko é como é chamado o setor do inconsciente coletivo que se refere a todo o conhecimento da humanidade sobre o Yôga Antigo.
Mudrá é caracterizado como gesto, posicionamento das mãos, como selo ou também como símbolo. Também é linguagem gestual. São gestos reflexológicos, simbólicos e magnéticos.Para algumas linhas de Yôga, mudrá é aquilo que mantém o poder. Visam estabelecer certos circuitos no fluxo energético, contendo o prána em casos onde poderia haver um desperdício dessa energia e direcionando o seu fluxo para desencadear estímulos sobre estados de consciência. (continua na próxima semana)

Nenhum comentário: