segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O Segredo do Chai, por DeRose

RSS

O segredo do chai

O chá indiano, cheio de especiarias, é uma boa alternativa para se aquecer nos dias frios

Publicado em 09/08/2009 | FERNANDO RUDNICK, ESPECIAL PARA A GAZETA DO POVO




Aprenda a fazer o chai

Ingredientes

- 1/2 litro de água

- 1/2 litro de leite

- 5 sementes de cardamomo

- 2 unidades de canela em pau

- 6 colheres de sopa de açúcar

- 3 colheres de sopa de chá preto

- Meio copo de gengibre ralado

Preparo

Ferva a água e adicione o gengibre, o cardamomo e a canela. Acrescente o leite o açúcar e ferva novamente. Desligue o fogo e coloque o chá preto para infusão por cerca de três minutos, nunca mais do que cinco. Depois, é só coar.

Você está na Índia e decide visitar uma loja, seja na capital Nova Déli, na cosmopolita Bombaim ou até mesmo em um vilarejo no interior do país. Depois de ficar alguns minutos observando um determinado produto, é possível que o dono do comércio lhe ofereça uma xícara de chai, o tradicional chá indiano. Se você não conhece a cultura local, provavelmente aceitará a cortesia. Mas o inocente ato de prová-lo tem um significado muito além do óbvio. De monstra o comprometimento com a compra, algo semelhante a um aperto de mão no Brasil. “Se alguém prova a bebida e depois desiste de comprar, está quebrando uma importante tradição. Não chega a ser uma ofensa, mas o vendedor passa a entender aquela venda como uma questão de honra. Muitas vezes seguem os clientes nas ruas tentando convencê-los a comprar”, explica o educador e escritor DeRose, fundador da universidade de Yôga, e estudioso da cultura indiana.

O masala chai (chá com especiarias) está fortemente enraizado na cultura e na história da Índia. Se no Brasil nove em cada dez pessoas bebem café diariamente, na terra de Gandhi é o chá que tem esse papel. Quem assiste a novela Caminho das Índias, da Rede Globo, deve ter percebido a fixação pela bebida. “Os indianos tomam o chai a toda hora, em todos os lugares. Pode ser em um hotel cinco estrelas, em casa ou até mesmo na rua. É altamente popular”, conta DeRose. E essa popularidade tem motivos fáceis de se entender. “É uma bebida que alimenta, esquenta e estimula, além de ser muito barata. Um copo de chai custa apenas R$ 0,20.”

A receita original do chai utiliza folhas de uma planta local de mesmo nome, responsável pela origem do termo português chá. Existem mais de três mil variações de blend, a mistura de especiarias que dá sabor único à bebida. Cada região e cada casta usa ingredientes diferentes, mas o gengibre, a canela e o cardamomo são os mais comuns. Outra característica do chá indiano, talvez pela colonização inglesa, é a presença do leite. “A influência inglesa é uma possibilidade, mas acredito que essa tradição seja mais antiga. Até mesmo pelo fato de a vaca ser sagrada na Índia e o leite e seus derivados serem muito consumidos”, diz.

“Certa vez, em uma de minhas viagens, pedi um chai sem leite. O garçom do hotel relutou, mas trouxe. Quando tomei, percebi o porquê da insistência dele para eu não pedir. Estava horrível”, conta DeRose.

A fama do chá indiano também está ligada aos benefícios à saúde. “O verdadeiro chai traz vitalidade e acelera as sinapses neurológicas. Ou seja, deixa a pessoa com os reflexos mais aguçados. Uma lenda diz que nos primeiros cinco minutos de infusão o chai libera os deuses. De pois disso, os demônios”, revela. Portanto, se você quiser apreciar os sabores indianos e se aquecer neste inverno, pode preparar um chai na sua casa. Existem lojas especializadas que vendem diversos blends já prontos. Basta escolher o que mais lhe agrada e conhecer o sabor dos deuses indianos.

Matéria retirada do Jornal Gazeta do Povo- Curitiba-PR

Postado por Regina Wiese Zarling

Veja no blog do DeRose, três vídeos que mostram por que devemos evitar o termo Yôga! O primeiro foi enviado pelo instrutor Heduan do Método DeRose Champagnat, aqui de Curitiba. Acesse: http://www.uni-yoga.org/blogdoderose


Nenhum comentário: