sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Recados da Semana





Feriado: nos dias 7 e 8 de setembro, sexta e sábado
próximos, fecharemos.
Não deixe de repor sua prática de sexta! Mas lembre-se:
é importante agendar antes e de preferência, reponha com seu próprio instrutor. Isto porque algumas turmas já estão lotadas. Assim, garantimos seu
conforto.





Aniversariantes da semana:

1 - Wagner Amoros - sádhaka

5 - Edileusa Egri - aspirante

5 - AnaDelta Reatti - instrutora



As inscrições para os cursos com o Mestre DeROSE estão abertas:


sábado dia 29 - Ashtánga Sádhana, a prática em oito partes (teórico)

domingo dia 30 - Ásana para coreografia




Inscrevendo-se em qualquer um dos cursos, você ganhará o curso


Relaxamento e Sensibilidade, com a prof. Maria Helena.


Aproveite!!



Imersão, 24 horas juntos!


Aguarde! Em outubro, na sua Unidade!!!!






quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Curso com o Prof. Edgardo Caramella

Ontem fizemos o curso "108 Famílias de Ásanas" com o Prof. Edgardo Caramella. Foi muito legal, fizemos praticamente todos os ásanas (uau!) e variações.

Antes do curso, todos muito animados! Consuelo, Andréa, instrutor Rodrigo, Chele, Rodrigo Ávila, André e Dalvino. Eu, instrutora Karlinha, instrutor Serginho e instrutora AnaDelta também estávamos lá.

Prof. Edgardo ministrando o curso.

Depois do curso, ainda mais animados!!!
Valeu pessoal, nos encontramos no próximo curso, com o Mestre DeRose na nossa Unidade.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Felicidade possível

Muito se fala de felicidade. É prometida como o desfrute final de todas as religiões para àqueles que nelas crêem e garantida por toda a propaganda nas emissoras de rádio, canais de televisões, vendedores e autdoors em todas as línguas por todo o mundo. Tanto mais se fala dela quanto mais distante nos parece. Sentimento, sensação ou experiência que permeia todos os sonhos humanos, é ao mesmo tempo tangível e inacessível. Refutamos as experiências que nos afastam dela e procuramos, quase obsessivamente, reprisar aquelas que nos proporcionaram alguns instantes desta impressão inesquecível, transcendental e, no entanto, excessivamente volátil.
Afinal o que é a felicidade? Iniciemos pelo que nos diz o Dicionário Houaiss: qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar. Gosto dela. Aproxima-se bastante daquilo que desfrutamos. Porém, como existem muitos significados para o termo, ouso colocar aqui a minha colher e sugerir que definamos felicidade como o estado neurofisiológico desencadeado pelo psiquismo quando identificamos que nada nos falta, que estamos momentaneamente completos.
Uma curiosidade: muitas das vezes em que somos possuídos por esta felicidade, é tal a sensação de satisfação, de preenchimento em si mesmo, de auto-suficiência que a possibilidade de morrermos naqueles instantes não nos assusta. Fica a impressão de que o medo do fim da vida é proporcional ao quanto conseguimos transformar nossos sonhos mais profundos em realidade, na maneira como deixamos nossa marca no mundo e nas pessoas que amamos.
No entanto, me parece que a felicidade está mais presente em nossas vidas do que alcançamos apreender. Suspeito que o principal motivo é o modelo estereotipado hollywoodiano que absorvemos desde crianças. Quando nossas experiências cotidianas de felicidade nos surgem, não se assemelham ao padrão introjetado na memória inconsciente e aí ficamos impossibilitados de identificá-las.
De qualquer maneira, os momentos de felicidade são definitivamente finitos. Ou seja, não duram para sempre. São permeados por outras situações que incluem diferentes coeficientes de insensibilidade, sofrimento, alegria, euforia e outras tantas sensações com que convivemos desde o nascimento até a última respiração.
Portanto, poderíamos dizer que uma pessoa é tanto mais feliz quanto a sua habilidade em realizar escolhas inteligentes que lhe desencadeiem uma quantidade diária maior destes estados neurofisiológicos de plenitude.
E quais seriam estas escolhas superlativas?
Vamos ver isso na próxima semana! Até lá!
(Texto do professor Joris Marengo)

Curso com o Prof. Edgardo Caramella

Notícia importante:
- Devido ao grande número de inscritos, o curso 108 famílas de ásanas com o Prof. Edgardo Caramella que seria realizado na Unidade Centro Cívico, foi transferido para o hotel Bristol Flexy Centro Cívico.
Endereço: Rua Deputado Mario de Barros, 1158 (próximo ao museu Oscar Niemayer)
Confira o mapa no site:
A data e horário continuam os mesmos, 28/8, terça-feira, 20h.
Nos vemos lá!

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Eventos

Olá queridos alunos

O Mestre DeROSE estará em Curitiba em setembro, ministrando dois cursos abertos aos alunos a partir do grau de sádhaka. Uma oportunidade para aprender mais e se aprofundar na filosofia do SwáSthya Yôga. Confira:

Dia 29/9, sábado, Ashtánga Sádhana - prática completa em oito partes.
Um curso teórico, os oito angas da prática explicados minuciosamente.

Dia 30/9, domingo, Ásanas para coreografia. Lindas demonstrações de força, poder e energia, comentários e explicações sobre coreografias.

  • uma dica: se você é aluno de pré-yôga, há tempo de mudar de grau. Comece agora mesmo a ler o livro Yôga Mitos e Verdades e converse com seu instrutor.

Ao inscrever-se num dos cursos acima, você ganhará o curso com a prof. Maria Helena, chamado Relaxamento e Sensibilidade, dia 20 de outubro, na nossa Unidade.

Todos os sábados você terá os recados da semana fresquinhos. A partir da semana que vem também os aniversariantes. Então, bom final de semana, até sábado que vem. Beijos,

Instra. Karla Pestana.

Dicas para sua prática

Olá pessoal, agora todas as sextas-feiras você terá aqui no blog da Unidade Visconde dicas para a sua prática. Para começar escolhi um pequeno texto do Mestre DeRose que vamos utilizar e lembrar sempre:

“A diferença entre fazer Yôga e ser um Yôgin.
Há uma diferença muito grande entre tocar piano e ser pianista. O primeiro vai à escola de música, aprende umas notas, dá-se por satisfeito em extrair alguns sons do nobre instrumento, paga e vai embora. Já o que tem a aspiração de ser um pianista, vai para casa e treina horas a fio. Lê livros sobre o assunto. Participa de eventos. Dá recitais. Envolve-se. Compromete-se. Faz disso sua razão de viver.
Isso é assim com qualquer coisa. Com o Yôga também. Quem apenas pratica o Yôga não é forçosamente um yôgin. Só é um yôgin aquele que penetra fundo, de corpo e alma, na filosofia de vida que o Yôga preconiza. Aquele que na sua vida particular segue um programa de envolvimento e identificação total, a tempo integral.
Mas como conseguir isso sem se alienar e sem gerar fanatismo?
As recomendações devem ser adotadas pelo praticante de forma que não prejudiquem seus compromissos profissionais ou relações familiares. Tenha presente que o Yôga significa união no sntido de integração. Integração é o oposto de alienação.
O Yôga não endossa o fanatismo. Procure incorporar gradualmente as sugestões, de forma a absorvê-las naturalmente sem deixar que constituam arestas que o tornem uma pessoa esquisita.”
Mestre DeRose – Tratado de Yôga

Por outro lado gostaria de enfatizar que cada um se envolve o quanto deseja e utiliza das nossas práticas e dicas aquilo que realmente lhe fizer sentido.

Para esta semana apenas uma dica simples e fácil:

- Conheça e pratique o CD Prática Básica.

Uma aula fantástica com 1 hora de duração e completíssima. Se você ainda não tem este CD pode fazer download gratuito no site da Uni-Yôga, que ficará sempre aqui na barra lateral do blog:
www.uni-yoga.org
Navegue no site e entre em download, existem dezenas de CDs e livros. Baixe as faixas da prática básica e se surgir alguma dúvida anote para esclarecer com o seu instrutor.
Boa prática para todos!

Um mahá abraço,
Instrutora Karlinha e equipe da Visconde.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Galera da Visconde no Fest-Yôga de Florianópolis 2007

No final do Festival...só alegria!

Instrutores com o Prof. Edgardo Caramella que ministrará o curso 108 famílas de ásanas aqui em Curitiba na próxima terça-feira. Imperdível!

Sejam bem vindos!

É com muita alegria que inauguramos o nosso blog!
Este é o seu espaço. Estaremos mais próximos.
Aqui você vai encontrar as datas dos próximos eventos, dicas para a sua prática, fotos e ainda, idéias sobre como viver melhor o seu cotidiano dentro da nossa filosofia de vida.
Comente, participe, vivencie, experimente!